segunda-feira, 25 de abril de 2011

Easter !!

Happy Easter !!!
Ontem tive a oportunidade de passar a minha primeira Páscoa em outro pais. Como estou morando nos EUA tive o privilegio de experimentar de uma nova perspectiva a páscoa em uma diferente cultura. Nada de Ovos de Páscoa de chocolate aqui eles pintam os ovos e promovem uma brincadeira.
Fiquei encantada por ver que a maioria das pessoas celebrarem a Páscoa no real sentido dela. Aqui alem do " Caca aos Ovos " os cristãos se reúnem na Igreja para celebrar a vitória de Jesus Cristo na cruz !! 
Nao teria porque comemorar de outra maneira. Ele vive !! E esse e o motivo da minha alegria !!!

Depois de ressuscitar Jesus apareceu aos seus discípulos e disse-lhes: " Foi me dada toda a autoridade nos ceus e na terra. Portanto vao e facam discipulos de todas as nacoes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com voces, ate o fim dos tempos". 

Curiosidades sobre a Páscoa 

Páscoa


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até aoPentecostes.

Origem do nome

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pesah. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Estremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII. Porém, é importante mencionar que Ishtar é cognata de Inanna e Astarte (Mitologia Suméria e Mitologia Fenícia), ambas ligadas a fertilidade, das quais provavelmente o mito de "Ostern", e consequentemente a Páscoa (direta e indiretamente), tiveram notórias influências.

Páscoa Cristã

A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.




A Páscoa em outros países do mundo


Por misturar história, cultura e religião, o período da Páscoa é comemorado de formas diferentes em diversos países do mundo. No Brasil é comum celebrar a data em família ao redor de uma mesa farta e distribuir ovos de chocolate. No mundo, porém, a época é comemorada com desfiles, guerra de tortas e visita aos túmulos dos antepassados.
Nos EUA as comemorações acontecem durante o dia, em lugares ao ar livre, onde as crianças fazem brincadeiras com ovos de páscoa coloridos que são escondidos pelos coelhos. Na Quinta Avenida de New York acontecem desfiles, enquanto na Na Casa Branca há a tradicional caça aos ovos de páscoa.
A brincadeira tradicional na Inglaterra é a guerra de tortas de lebre e o chute de garrafas. Já na Grécia acontecem procissões, quando são utilizados ovos vermelhos representando o sangue de Cristo. Estes ovos são quebrados quando as pessoas anunciam que Cristo ressuscitou.
Na Suécia a Páscoa aproxima-se ao dia das bruxas dos EUA, pois as crianças se fantasiam e saem pelas casa pedindo doces. Os indianos comemoram a Festa de Holi para lembrar o aparecimento do Deus Krishna.
 
As pessoas visitam os túmulos dos seus antepassados e fazem oferendas na China, num evento chamado Ching-Ming. Em países como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição é a decoração de ovos para serem dados de presente a amigos e parentes.

 DIFERENTES OVOS DE PÁSCOA
Como nao poderia faltar os mais diferentes ovos de páscoa fabricados no Brasil.










Uma Feliz Páscoa a Todos !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário